segunda-feira, 8 de junho de 2009

2005 - AÇÃO DE GRAÇAS PELO CENTENÁRIO

A IBCOR COMEMORA O CENTENÁRIO.

A Igreja Batista do Cordeiro (IBCOR), a segunda igreja batista organizada no Recife comemorou, no período de 4 a 15 de novembro de 2005, o Centenário de fundação. As atividades comemorativas, de fato, transcorreram durante todo o ano do Centenário, desde novembro de 2004, com a realização dos primeiros batismos (de um alvo de centenário), passando pela Clínica da Família, o Congresso da Juventude, o Festival de Coros Masculinos, a Feira da Criança, os Cultos de Vigília, alcançando o ápice em novembro com a Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores e a Semana de Conferências. Nesta última pregaram o atual Pastor, Miquéas da Paz Barreto, e os ex-pastores, efetivos e auxiliares, que o Senhor ainda não chamou para a Glória: Amauri Munguba Cardoso, Roberto Amorim de Menezes, Sandrino de Siqueira Sales, Salomão Bernardes da Silva e Flávio Germano de Sena Teixeira e Ney Ladeia (presidente da Convenção Batista de Pernambuco) e Joel de Oliveira Bezerra (pastor da PIB do Recife, fundadora).

A Sessão Solene da Câmara de Vereadores do Recife ocorreu em 4 de novembro de 2005, por iniciativa do Vereador Eduardo Marques da Cunha (batista, IB Capunga), com as presenças do Secretário Múcio Magalhães (representando o Prefeito João Paulo de Lima e Silva), do Deputado Federal José Múcio Monteiro, dos Vereadores Romildo Gomes Filho e Daniel Coelho, do Diácono Isaque Aragão (decano dos membros da IBCOR) e de cerca de duzentas pessoas, em sua maioria membros da IBCOR. A solenidade teve início às 10:00 horas, com a palavra do Vice-Presidente, Vereador Liberado Costa Junior. O proponente usou da palavra descrevendo a trajetória da Igreja Batista do Cordeiro ao longo do centenário, citando suas atividades sociais e religiosas. O Pastor Miquéas da Paz Barreto, apresentou a mensagem bíblica, ao final da qual o Presidente, Liberato Júnior, disse que primeira vez guardava as palavras da homenageada e se considerava evangelizado. O Coral IBCOR, dirigido pelo maestro Alcingstone Cunha, louvou a Deus cantou três músicas, enlevando os presentes. Ao final da solenidade, os Vereadores Eduardo Marques e Liberato Júnior, entregaram à Igreja uma placa registrando a homenagem, enquanto o Pastor Miquéas Barreto agradeceu entregando a cada autoridade presente um exemplar da Bíblia comemorativa do Centenário, editada pela JUERP e de um exemplar do livro 100 Anos de História da Igreja Batista do Cordeiro, de autoria de Francisco Bonato Pereira.

As conferências tiveram inicio em 6 de outubro de 2005, domingo, às 19:30 horas, com culto de louvor e gratidão a Deus e pregação do Evangelho, pelo Pastor Miquéas Barreto, com muitas conversões. Ao final do culto o pastor desafiou a Igreja a fazer das comemorações do Centenário uma grande festa de divulgação do Evangelho.
O culto de louvor e adoração a Deus na segunda-feira, dia 7 de novembro, teve inicio às 19:30 horas, com a participação dos corais da IEB da Várzea, culminando com a pregação da mensagem do Evangelho, pelo Pastor Miquéas Barreto. O Hino do Centenário, de autoria de Neemias Lira de Souza e arranjo de Alcingstone Cunha e Keila Guimarães, foi cantado. Após o término do culto foram homenageados: a IEB da Várzea (Pastor Jose Deusarte Souza), IB Nazaré da Mata e as famílias dos Pastores Salomão Luiz Ginsburg, Antonio Marques da Silva, Robert Edward Pettigrew e Livio Cavalcanti Lindoso, dos regentes Jose Callazans e Antonio Alcântara, com a presença dos membros da primeira e das filhas e netas dos três últimos – de Mirtô, Isis e Íris Lindoso Jamil e de Auristela Alcântara e uma filha -, recebendo todos a Bíblia do Centenário e o livro 100 Anos de História da Igreja Batista do Cordeiro.
Na terça-feira, dia 8 de novembro, o culto de louvor e adoração a Deus teve inicio às 19:30 horas, com a pregação da mensagem do Evangelho, pelo Pastor Miquéas Barreto, substituindo por Salomão Bernardes, que estava no Hospital, acompanhando a esposa Vera, com grave problema de saúde. O Hino do Centenário foi entoado e houve a participação dos Corais de Adolescentes da IBCOR e da IB Serinhaem. Ao término do culto foram homenageados: a IEB de Serinhaem (Pastor Valter Amorim), a PIB Bento Ribeiro (que enviou mensagem telegráfica), PIB Gravatá e as famílias dos pastores José Pedro da Silva e Francisco de Assis Carvalho, a Educadora Religiosa Margarida Arlete Medeiros e o Diretor de Música Isaque Aragão, com a presença de membros da primeira e do último, recebendo exemplar da Bíblia comemorativa e do livro 100 Anos de História da IBCOR.

O culto de louvor e adoração a Deus, na quarta-feira, dia 9 de novembro, teve inicio às 19:30 horas, com participação dos corais da PIB do Recife (igreja-mãe), da IB Imperial (igreja-irmã) da PIB Camaragibe (igreja-filha), com a pregação da mensagem do Evangelho, pelo Pastor Joel de Oliveira Bezerra. O Hino do Centenário foi entoado e após o término do culto foram homenageados: a PIB do Recife (Pr Joel de Oliveira Bezerra), a IB Imperial (Pr Alfredo Oliveira) e PIB Camaragibe (Pr Eliezer Pereira) e as famílias dos Pastores Sebastião Tiago Correa de Araújo e Jesimiel Norberto da Silva e os Pastores Hermengildo Nunes e Nabor Nunes Filho e a Educadora Religiosa Éster Araújo de Oliveira, com a presença da última, dos membros das igrejas e dos netos de Tiago Araújo – Ester Araújo de Oliveira, Roberto Araújo e Moisés Corrêa, acompanhado da esposa Luciara -, recebendo todos a Bíblia do Centenário e o livro 100 Anos de História da IBCOR. A IB Imperial, a terceira do Recife, através do Pr Alfredo Oliveira, fez entrega a sua co-irmã, de uma placa alusiva ao evento.
Na quinta-feira, dia 10 de novembro, o culto de louvor e adoração a Deus teve inicio às 19:30 horas, a mensagem do Evangelho deveria ser trazida pelo Pastor Tércio Ribeiro de Souza, da PIB Maceió, a “igreja-avó” mas, retido esse obreiro em Angola, por dificuldades de vôo, nos trouxe a mensagem do Senhor o Pastor Genival Henrique (IB do Ibura). O culto contou com a participação do Coral da IEB Casa Amarela (filha). Após o culto foram homenageados: a IEB de Casa Amarela (Pastor Ademar Paegle, representado pelo MM Jorge Arruda), a IEB do Timbi, as famílias dos pastores Manoel Corinto Ferreira da Paz, David Mein e James Frederick Spann, com a presença dos membros da primeira, dos filhos de Manuel da Paz (Juvenal e Aurea Ferreira da Paz), de David e Lou Demie Mein (John Edwin Mein, representado por Isaque Aragão) e a família Spann enviando mensagem por e-mail lida no momento e assistindo o culto pela internet, recebendo um exemplar da Bíblia e do livro 100 Anos de História da IBCOR.
O culto de louvor e adoração a Deus, na sexta-feira, dia 11 de novembro, teve inicio às 19:30 horas, com a participação do Coral Sinfônico do STBNB, regido pelo Dr. Alcingstone Cunha e um solo por um membro da IB de São Bento do Una, com a pregação da mensagem do Evange-lho pelo Pastor Roberto Amorim de Menezes, da IB Farol. Após o término do culto foram homenageados: o Pastor Roberto Amorim de Menezes (ex-pastor da IBCOR), acompanhado da família, recebeu réplica da placa comemorativa; a PIB da Vila Cohab Rio Doce (Pastor Nilson Santos); a IB São Bento do Uma (Pr Jose Agenildo Soares), Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB), representado pelo Diretor Geral Dr. Merval de Sousa Rosa, Professoras Claudia Nogueira de Oliveira Menezes, Miriam Sales Rocha, Bernadete Silva e Bennie Mae Oliver, com a presença dos homenageados, exceto as duas últimas, os quais receberam a Bíblia do Centenário e o livro 100 Anos de História da IBCOR. O pastor Agenildo Soares entregou a IBCOR uma placa registrando o evanto.
O culto de louvor e adoração a Deus, no sábado, dia 12 de novembro, iniciado às 19:30 horas, contou com a participação do Coral da IB Betânia em Gravatá, sendo Mensagem do Evangelho trazida pelo Pastor Amauri Munguba Cardoso. Após o término do culto foram homenageados: Pr Amauri Munguba Cardoso (ex-pastor da IBCOR), acompanhado da esposa Layla e da filha Alice, que recebeu uma replica da placa comemorativa; a IB Betânia em Gravatá (Pr Sandro Henrique Rosendo); a IB do Forte (em Paulista), os Pastores David Miller, Norton Riker Lages; Educadoras Religiosas Enivalda Vieira Santos Rezende, Risoleta Alves da Silva e Aurissina Costa; Ministros de Música Carlos Elmir Rocha Cavalcanti e Márcia Alves Rangel; e Neemias Lira de Souza e Keila Guimarães (autores do Hino do Centenário), com a presença dos homenageados, exceto David Miller, Norton Lages e Aurissina Costa, que receberam a Bíblia do Centenário e o livro 100 Anos de História da IBCOR. O pastor Sandro Rosendo entregou à IBCOR, em nome da IB Batania, uma placa alusiva ao Centenário.
O domingo - dia 13 de novembro -, possibilitou termos dois cultos de louvor e adoração a Deus. O primeiro iniciado às 10:30 horas, com a participação do Coral IBCOR, sendo Mensagem do Evangelho transmitida pelo Pastor Flávio Germano de Sena Teixeira, ex-pastor da IBCOR. Após o culto foram homenageados: o Pastor Flávio Germano de Sena Teixeira (ex-pastor da IBCOR) o qual, acompanhado da esposa Edla e dos filhos Juliana e Flávio Junior, que recebeu uma réplica da placa comemorativa, a Bíblia e o livro 100 Anos de Historia da IBCOR; a Convenção Batista Brasileira (Presidente, Pastor Fausto Aguiar de Vasconcelos e Diretor Executivo, Pastor Sócrates Oliveira de Souza); o Seminário de Educação Cristã, representado pela Professora Iracy de Araújo Leite; o Colégio Americano Batista (Diretor Geral Ildibas Nascimento); Comissão Predial Batista (Diretor Apolônio Ataíde); família do Pastor Manoel Olimpio de Holanda Cavalcanti, representada pelo neto Astier Cavalcanti de Albuquerque; Educadores Religi-osos Joel de Brito Barros e Maria Augusta da Silva Torres; os Ministros de Música Francisco José de Almeida e Alcingstone de Oliveira Cunha; e a família do irmão Nilson Santos Galvão (ex-Ministro de Música), representada pela Professora Elizete Amaral Santos, com a presença dos homenageados, exceto Francisco Jose de Almeida, os quais receberam a Bíblia do Centenário e o livro 100 Anos de História da IBCOR. A IBCOR recebeu da Convenção Batista Brasileira (CBB) uma placa alusiva ao fato, acompanhada de mensagem, que foi lida pelo Pr Miqueas Barreto, 1º Vice Presidente da entidade.
Cabe registrar que o Diário de Pernambuco, o jornal mais antigo em circulação na América Latina, hoje dirigido pelo irmão Joezil Barros, seu Diretor Presidente, ex-membro da IBCOR, publicou matéria na sua edição dominical, no Caderno Vida Urbana, narrando a trajetória dos Cem Anos da existência da IBCOR e registrando alguns aspectos da sua trajetória.
O culto dominical noturno teve inicio às 19:30 horas, com a participação do Coro Jovem e do Quarteto Masculino da IBCOR, sendo Mensagem do Evangelho transmitida pelo Pastor Ney da Silva Ladeia.


Após o culto foram homenageados: Convenção Batista de Pernambuco e seus Presidentes: (a) Pastor Ney da Silva Ladeia (atual) e os Presidentes de Honra: Pr José Almeida Guimarães, Pr Merval de Sousa Rosa, Pr Ernani Jorge de Araújo, Pr Israel Dourado Guerra; a união Feminina Missionária Batista de Pernambuco (Presidente, Elizete Fragoso da Silva e Diretora Executiva, Professora Dayse Santos Correa de Oliveira), com a presença dos homenageados, exceto o Pr Jose Almeida Guimarães, os quais receberam a Bíblia do Centenário e o livro 100 Anos de História da IBCOR.

O culto de louvor e adoração a Deus, na segunda-feira, dia 14 de novembro, teve inicio às 19:30 horas, com participação do Coral de Adolescentes da IBCOR, com pregação da mensagem do Evangelho pelo Pastor Sandrino de Siqueira Sales, ex-pastor da Juventude da IBCOR. Após o término do culto receberam homenagens: o Pastor Sandrino de Siqueira Sales; a PIB de Maceió (representada por Keren Hapuch Souza, esposa Pr Tércio Ribeiro de Souza); a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (Pr Edinaldo Monteiro, Presidente da Secional Pernambuco); Associação dos Diáconos Batistas de Pernambuco (Presidente Hercílio Pereira); Associação dos Diáconos Batistas do Brasil (Diacono Lyncoln Pereira de Araújo), Corpo Diaconal da IBCOR (Nelson Santana); Pastor João Virgilio Ramos André e Professora Maria Betania Araujo, com a presença dos homenageados, os quais receberam a Bíblia do Centenário e o livro 100 Anos de História da IBCOR. O pastor Edinaldo Monteiro entregou a IBCOR, em nome da OPBB uma placa registrando o evento.


O Culto em Ação de Graças, de louvor e adoração a Deus, celebrado no dia 15 de novembro de 2005, teve inicio às 19:30 horas, e contou com a participação de todos os corais e grupos musicais da IBCOR: Coral IBCOR, Quarteto Masculino, Coro Jovem, Coro de Adolescentes, Coro Masculino, Coro Florescer (feminino), Quinteto feminino Canção de Vida, regidos, respectiva- mente, por Alcingstone Cunha, Márcia Rangel e Keila Guimarães. A mensagem do Evangelho foi transmitida pelo Pastor Miqueas da Paz Barreto, sob o tema Igreja: Edifício de Deus. O culto se estendeu até as 22:30 horas, com leituras bíblicas e cânticos congregacionais e corais, em enlevante culto a Deus. Estiveram presentes ao culto muitos dos ex-membros da IBCOR e membros de outras Igrejas batistas, entre os quais o Pastor Ney Ladeira, Presidente da Convenção Batista de Pernambuco, o Pastor Alberto Cristiano de Freitas, da IB Emanuel em Boa Viagem, Joezil Barros e a esposa Ana Maria, Superintendente do Diário de Pernambuco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário