segunda-feira, 8 de junho de 2009

A IBCOR E AS IGREJAS FILHAS

AS NOVAS AGÊNCIAS DO REINO DE DEUS.

A Igreja Batista do Cordeiro, como parte do ministerio de proclamação do Evangelho de Cristo, organizou as seguintes agencias do Reino de Deus:


Templo da IEB da Varzea (1923) RECIFE (PE)

1. IGREJA EVANGELICA BATISTA DA VARZEA, que teve sua origem na Congregação mantida pela IBCOR (Junho de 1921), no bairro da Várzea, Recife (PE), organizada em Igreja em 15 de Junho de 1923, a pedido de quarenta e um (41) membros da IBCOR resi dentes no bairro da Várzea: Cypriano de Melo, Rodolpho Alves, Lindolpho Correa de Araújo, Paulo José da Costa, Antonio Norberto, Severino Valdevino, Armando Gomes, Manoel Norberto, Manoel Franco de Oliveira, João Francisco da Silva, José Francisco da Silva, Manoel Rodrigues, Severino Francisco da Silva, João Emigdio da Silva, João Norberto da Silva, Antonio Manoel de Mello, Alexandrina Maria de Jesus, Maria Alexandrina dos Santos, Maria Norberto, Vicentina Norberto de Oliveira, Maria Norberto dos Santos, Maria Alves, Maria Barbosa, Eudocia de Lima, Francisca da Silva, Sebastiana da Silva, Rosa Cavalcanti, Lydia de Souza Costa, Maria Francisca da Silva, Nympha Martins da Silva, Josehpa Norberto, Maria Ferreira da Silva, Francisco Valdevino, Severino Antonio da Silva, José de Carvalho, Joaquim José da Costa, Máxima de Mello, Triphena Cavalcanti, Maria da Silva Mello, Luiza de Araújo . Alguns destes eram membros fundadores da Igreja Batista do Cordeiro (1905). O grupo tinha a liderança do irmão Cipriano de Melo, que foi eleito primeiro moderador da Igreja. A IEB da Várzea, nos oitenta anos teve entre seus pastores: Antonio do Nascimento Filho (1940-1947); Paulo Wailler da Silva (1970-1983); Pedro Luiz Gonçalves Serafim da Silva (1983-2003); Jose Deusarte de Souza (2003-2004, interino).


Templo da PIB Serinhaem (PE)

2. A IGREJA BATISTA DE SERINHAÉM (PE). Organizada a Igreja na Cidade de Serinhaem (PE), em 16 de abril de 1924, na mata sul do Estado. No pastorado de Manuel Corinto Ferreira da Paz fora iniciada uma congregação na localidade, na residência do casal Manoel (e Noca) Batista, membros da IBCOR, que para ali se transferira para trabalhar na usina de açúcar. A congregação foi organizada com o nome IGREJA BATISTA DE SERINHAEM, tendo sido pastoreada por Joaquim Cavalcanti e atualmente é pastoreada pelo pastor Severino Valter de Amorim.

Templo da PIB Bento Ribeiro (RJ)

3. A PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE BENTO RIBEIRO, na Cidade do Rio de Janeiro (RJ). Esta Igreja foi organizada em 29 de julho de 1929, por um grupo de membros da IBCOR e da IEB Várzea, se transferiu para o Rio de Janeiro. O Pastor Sebastião Tiago Correia de Araújo foi, durante alguns anos, o pastoreou essa Igreja, viajando periodicamente, de navio, ao Rio de Janeiro, para pregar, celebrar batismos e a ceia do Senhor . Entre uma visita e outra enviava mensagens, escritas, as quais eram lidas dominicalmente no templo, a título de sermão, à semelhança das cartas enviadas pelos apóstolos para as igrejas cristãs primitivas.

A Igreja edificou o seu templo na Rua Pacheco da Rocha, nº 104, em Bento Ribeiro, na Cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde até hoje está proclamando o Evangelho de Jesus Cristo. Na década de quarenta a Igreja escolheu como seu pastor o pernambucano José Lins de Albuquerque que a serviu até o final da sua vida. Ultimamente, até completar o seu Jubileu de Diamante a Igreja foi pastoreada por José Mauricio Cunha do Amaral, que recentemente se exonerou do cargo.


Templo da IB Betania (1969), em GRAVATÁ (PE)

4. IGREJA BATISTA BETÂNIA (1956). A IBCOR em 26 de setembro de 1956 organizou em igreja a Congregação em Gravatá. A origem desta fora um grupo de treze membros da Igreja Batista de Gravatá que, por divergências administrativas, resolveu organizar um trabalho próprio. Estes pediram suas cartas, se filiaram à IBCOR e se organizaram em Igreja com o nome de IGREJA BATISTA BETANIA EM GRAVATÁ.



5. A IGREJA BATISTA DE CAMARAGIBE (1959) - A IBCOR no final do ano de 1959 promoveu a organização em igreja da sua Congregação em Camaragibe, na época distrito de São Lourenço da Mata, que era dirigida pelo Pastor Gideon de Andrade e por sua esposa Nilta Maciel de Andrade. A sua organização ocorreu em dezembro de 1959, com vinte e dois membros, com o nome de IGREJA BATISTA DE CAMARAGIBE e hoje tem o nome de PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE CAMARAGIBE (PE).



6. IGREJA EVANGÉLICA BATISTA DE CASA AMARELA (Recife, PE) – 1964. Organizada em 26 de junho de 1964 com o nome de Igreja Evangélica Batista de Casa Amarela, teve como origem um grupo de sessenta e dois membros, oriundos da 2ª Igreja Batista de Casa Amarela, á época dirigida pelo pastor Rosivaldo Araújo, que abraçou as doutrinas e as praticas do Movimento Renovação Espiritual. Como conseqüência sairam da Igreja sessenta e dois membros que não concordaram com a posição do pastor e da maioria. Os integrantes desse grupo de crentes foram recebidos como membros pela Igreja Batista do Cordeiro, em sessão de 22 de março de 1964 e em 26 de junho de 1964 receberam autorização para se organizar com o nome de Igreja Evangélica Batista de Casa Amarela. A IEB Casa Amarela foi pastoreada por David Mein, Jose Rosendo, Fred Spann, Merval Rosa e, atualmente, Ademar Paegle.


7. IGREJA BATISTA DA VILA COHAB EM RIO DOCE, OLINDA (PE) (1969). A IBCOR, em trabalho conjunto com a Segunda Igreja Batista de Areias, pastoreada por João Virgilio Ramos André, em 6 de abril de 1964, iniciaram uma congregação na residência do irmão José Sebastião de Melo, na Vila Cohab, no bairro de Rio Doce, no município de Olinda.
O Governo Federal projetou a criação de conjuntos habitacionais na periferia das grandes cidades, para diminuir o déficit habitacional e atender à população que imigrava. Os conjuntos habitacionais COHAB-PE)tinham espaços reservados para templos e as igrejas fizeram a gestão e adquiriram o terreno onde foi edificado o templo.

A Congregação, dirigida por Elias Teodoro da Silva, se desenvolveu e, em 23 de setembro de 1969, foi organizada em igreja com o nome de PRIMEIRA IGREJA BATISTA DA VILA COHAB EM RIO DOCE, com catorze membros. O concilio de organização dessa Igreja teve o maior numero de participante em um evento desta natureza - trinta e um pastores: David Mein (IBCOR), João Virgilio Ramos André (SIB Areias), Alcides Pereira Machado, Antonio Marques Dorta (PIEB Torre), Bento Teodoro da Silva (IB Serra Talhada), Charles W. Dickson, David Lee Miller (IB Boa Vista, Arcoverde), Gideon Andrade (IB Camaragibe), Flordenizio de Almeida Sampaio, Glen Hickey (PIB Ibura), H. Barry Mitchel, Hermes da Cunha e Silva (IB Rua Imperial), James Lankford Bice, Jose Almeida Guimarães (IB Concórdia), Jose Florêncio Rodrigues Junior, Leonie “Bill” Ross Brock, Luiz José de Siqueira, Merval de Souza Rosa (IEB Casa Amarela), Manoel Nazario da Silva, Manoel Simeão da Silva, Miguel Madeira e Silva (IB São Luiz, MA), Miguel Pereira Lima, Raimundo Alves de Moraes, Sebastião Rolim de Siqueira, Severino Arantes Teixeira, Uirassu Tupinambá Mendes Câmara (IB Palmares), Valdemir Mutti e Zacarias Pereira Lima, quando foi eleito seu pastor Elias Teodoro da Silva. A PRIMEIRA IGREJA BATISTA DA VILA COHAB EM RIO DOCE permaneceu sob a liderança do Pastor Elias Teodoro até 1972, quando este pediu exoneração. Nesse ano a Igreja elegeu o pastor Severino Valter de Amorim, que a dirigiu por dois anos. Em 1974 a Igreja consagrou ao Ministério o Seminarista Raimundo Nonato Aragão, que a pastoreou o final de 1975, quando esta convidou o pastor Nilson dos Santos para dirigi-la o qual a está pastoreando até a presente data.

Templo da IB São Bento do Una (PE) - 1982

8. IGREJA BATISTA DO CENTENARIO EM SÃO BENTO DO UNA (PE) 1982. O pastor David Mein, em 1973, atendendo ao desejo de familiares do irmão Afrânio Valença, iniciou a pregação do Evangelho de Cristo em Sano Bento do Uma, mais tarde transformado em Congregação da IBCOR, dirigida pelos Seminaristas Flavio Marconi Monteiro, Francisco Pereira da Silva e José Pereira Bonfim. O trabalho sofreu as dificuldades decorrentes da mentalidade conservadora da população e de religiosidade tradicional, onde poucos desejavam ouvir à mensagem do Evangelho Cristo mas, mesmo assim, o trabalho prosperou e em 1975 eram batizados os primeiros frutos do trabalho. Em 1977 outros seminaristas e diáconos passaram a cuidar da Congregação, que inaugurou o templo em 28 de outubro de 1980 , sendo organizada em Igreja em 17 de abril de 1982, com o nome de IGREJA BATISTA DO CENTENÁRIO EM SÃO BENTO DO UNA , em face da comemoração do Centenário do Trabalho Batista em Salvador.

9. IGREJA BATISTA DO FORTE, EM PAU AMARELO, PAULISTA (1982). O pastor David Mein, considerando cumprida a sua missão no Cordeiro, pediu exoneração do pastorado, em 15 de novembro de 1982, e tomou outro desafio, juntamente com o pastor Fred Spann, organizar em igreja a Congregação que a IBCOR mantinha na Praia do Janga, em Paulista (PE). Neste ultimo ministério foi acompanhado do seu fiel companheiro, Pastor Fred Spann, que o sucedeu como pastor daquela comunidade.

10. IGREJA EVANGELICA BATISTA NO TIMBI. A Congregação da IBCOR no Timbi foi iniciada no pastorado de Amauri Munguba Cardoso, em 1986, por iniciativa de membros da IBCOR, liderados pelo Diácono Abzair Bernardes da Silva e seus familiares, os quais tomaram responsabilidade da maior parte do trabalho e mais tarde passaram a sustentá-lo, além da irmã Rosa Mendes Primo e de familiares, que cederam um imóvel onde a mesma funcionou durante muitos anos e contribuíram financeiramente. A congregação e se desenvolveu e, em de março de 1993, a IBCOR autorizou a aquisição de imóvel para sua sede . Adquirido um lote de terreno pela Igreja e um segundo pela própria Congregação, nos quais, com o apoio financeiro e técnico da Igreja, foi construído o templo, quando a IBCOR decidiu, a pedido dos integrantes da congregação, organizá-la em Igreja , o que ocorreu às 20:00 horas de 7 de março de 1998, com o nome de IGREJA EVANGELICA BATISTA DO TIMBI. Na ocasião o pastor Jose Deusarte de Souza foi eleito para dirigi-la .
Há mais uma igreja organizada pela IBCOR, em 1952, com membros oriundos da Igreja Batista de Ponto de Parada, que se tornaram membros da IBCOR. Todavia, não temos elementos para identifica-la por omissão da ata.


11. SEGUNDA IGREJA BATISTA NA IPUTINGA. A Congregação da IBCOR no Caiara iniciada no pastorado de Amauri Munguba Cardoso, em 1982, por iniciativa de membros da IBCOR, liderados pelo Seminarista Valdir Soares e de Ana Rosa Mendes Primo, entre outros. A congregação e se desenvolveu e, em de março de 207, a IBCOR concluiu a construção do templo e autorizou sua organização em Igreja, o que foi feito no dia 2 de julho de 2007, por iniciativa da Igreja Batista do Cordeiro (IBCOR), através de Concilio de Pastores e Igrejas Batistas, com quarenta e cinco (45) membros, com carta de transferência da IBCOR, em Concilio formado de: Presidente: Pastor Luiz da Silva Manga (IB Cordeiro); Examinador: Pastor Miquéas da Paz Barreto (IB Concórdia, emérito da IBCOR); Secretário: Pastor Francisco Bonato Pereira (IB Siriji, Vice-Presidente IBCOR), Salomão Bernardes (IB Cordeiro); Antônio de Pádua Guimarães Mesquita (IB Feitosa, Recife); Marcos Estelin Pedrosa (IB Ladeira Grande); Gileade Florêncio de Souza (IB Concórdia, Recife); Oséas Barbalho (IB Emanuel, Recife); Paulo Santos Filho (IB Cordeiro); Samuel Bernardes da Silva (IEB Timbi, Camaragibe); Roberto Ricardo da Silva (IB Jardim Penedo,); Daniel Batista da Cunha (IB Jardim Penedo, Camaragibe); Edinaldo Monteiro (IB Linha do Tiro, Recife), Diáconos Elvira Lopes da Silva, Reginaldo Batista, Erasmo Novaes, Ricardo Campos Tavares e Plácido Santos (IBCOR) e Abzair Bernardes (IEB Timbi).
O pastor Miquéas Barreto examinou a Congregação no tocante à fidelidade doutrinária bíblica e, havendo o grupo respondido de forma satisfatória, o examinador reconheceu a fidelidade segundo a Declaração de Fé das Igrejas Batistas da CBB, opinando por sua organização em Igreja. O Concílio aprovou o parecer do examinador recomendando a sua organização em Igreja, com o nome de Segunda Igreja Batista da Iputinga.
O pastor João Luiz Manga abriu a Assembléia Extraordinária e conduziu a organi-zação da Segunda Igreja Batista da Iputinga e eleição da Diretoria: Presidente-Salomão Bernardes da Silva, 1º. Vice-Presidente - Everaldo Ramos de Aquino, 2º. Vice-Presidente- Espedito de Oliveira Melo; 1ª. Secretária- Eli Pessoa Monteiro; 2ª. Secretária- Raquel Correia da Silva; 3ª. Secretária- Deize Maria do Nascimento; 1º Tesoureiro- Diógenes Noberto da Silva; 2º Tesoureiro- Evandro André Nascimento da Silva, 3º Tesoureiro - Alexandre Vieira da Silva. O pastor Salomão Bernardes foi escolhido para pastorear a novel igreja. A diretoria e o pastor foram empossados pelo presidente, havendo o pastor Francisco Pereira orando a Deus e rogando as bênçãos sobre a Igreja, sobre o seu pastor e sua liderança.
O pastor Salomão Bernardes assumiu a direção do culto festivo, que deu as boas vindas aos visitantes e manifestou o regozijo da nova igreja. O culto teve conti nuidade com cânticos congregacionais, músicas pelo conjunto Mão Forte, pelo grupo de expressa corporal Kadosh e pela cantora Márcia Rangel. O pastor Miquéas Barreto trouxe a mensagem divina à nova igreja falando sobre a Igreja de Cristo e sua missão. Depois foi apresentado um retrospectivo histórico e fotografias da trajetória da Congregação ao longo de doze anos. O pastor Ednaldo Monteiro, orou a Deus concluindo o culto solene.

A nova Igreja recebeu da Igreja-mãe o templo próprio, situado na Rua Santa Lucia, nº 427, Iputinga, Recife (PE, em fase de conclusão, com capacidade para 200 pessoas.
A Segunda Igreja Batista da Iputinga é a décima segunda Agencia do Reino de Deus organizada pela IB Cordeiro, no Recife, ao longo dos seus 102 anos de existencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário